Análise: Universo DCU Animação - Parte 1

 



    No universo dos filmes de heróis, DC sempre teve altos e baixos, pelo menos nas live actions. Teve sequências muito boas e revolucionarias como a Trilogia do Batman: O Cavaleiro das Trevas, mas também teve muitos filmes que ficaram muito abaixo como: Batman e Robin (1997) ou mais recentemente Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (2016), onde tentaram iniciar um Universo compartilhado, mas não foi muito bem feito.
 
      Porém, se no mundo dos filmes live actions a DC não vem muito bem, por outro lado, no Universo animado é bem diferente. Em 2013 tivemos o inicio desse universo com: Flash: Ponto de Ignição, então agora vamos fazer um breve review sobre todos os filmes do universo DCU Animação.
 

     DCU: Flash - Ponto de Ignição (2013): 

    Esse filme marca o inicio desse universo compartilhado de animação, onde vemos Flash, Barry Allen, viajando para uma linha paralela para salvar sua mãe, após ser provado pelo Flash reverso.
  
    Durante o filme, vemos  que nessa linha do tempo, o Bruce Wayne morreu quando ainda era criança e o Batman atual é o Thomas Wayne. Também vemos que está ocorrendo uma guerra entre as amazonas e os atlantes. Enquanto isso, Superman está desaparecido.
    
    O filme também traz a batalha entre Flash contra Flash Reverso, durante o confronto vemos o plot twist, onde flash reverso revela que essa realidade só existe, pois Barry tentou salvar sua mãe quando quebrou a barreira do tempo.
     
    Esse filme é muito bom, pois além de adaptar bem a HQ, do mesmo nome, animação também ajuda bastante, mostrando as cenas de lutas e as transições, como quando a mãe do Barry menciona o Batman da linha paralela, então mostra o Batman, Thomas Wayne, agindo em  Gotham. Apesar que algumas cenas CGI acaba ficando a baixo, mas não deixa a desejar. 
 
    A guerra entre Amazonas contra Atlantes é bem desenvolvido e mostra os motivos dessa batalha, onde Mulher-Maravilha e Aquaman tem um caso, após se aliarem, então Mera descobre e tenta matar Diana, mas Mulher-Maravilha a mata arrancando sua cabeça, então Aquaman descobre e a guerra se inicia.
 
     No fim vemos Flash entrar na força de aceleração e conseguir derrubar seu eu passado, assim evitando a criação do Flashpoint. Então no final, vemos Flash entregar a carta de Thomas para Bruce, onde vemos Bruce chorar ao ler, uma cena muito boa e emocionante.
 
    O filme tem suas partes negativas como CGI, mas em termos de história e emoção é muito boa. Ver o flash no universo paralelo sem saber direito o que está acontecendo, até ele ter que derrubar seu eu passado para evitar tudo aquilo, sem dúvidas é um filme que por si só é muito bom, mas também é um ótimo jeito de iniciar o universo compartilhado já que nos apresenta no inicio do filme A Liga da Justiça inteira atual.

 DCU: Liga da Justiça - Guerra (2014)

    O segundo filme desse universo mostra a Liga da Justiça lutando juntos contra uma invasão de Paradêmonios liderados pelo Darkseid.
 
    O filme inicia com o lanterna verde, Hal Jordan, ajudando o Batman durante a luta contra um paradêmonio. Já no inicio vemos a interação e a personalidade de ambos heróis, onde Batman é sério e focado, enquanto Hal é extrovertido e arrogante.
 
    A missão leva eles a encontrar uma caixa materna, onde acaba no fim levando para os outros heróis como: Superman, Shazam, Cyborg e Mulher-Maravilha.
    
    O filme é bem picotado mostrando os heróis um por um e vendo que cada um tem suas tramas iniciais, como: Billy sendo órfão e não tendo nenhum adulto ao seu lado; Victor querendo mais apoio de seu pai, que só tem tempo para trabalho; Diana indo falar com presidente dos Estados Unidos e sendo abordados por manifestações contra ela.
     
    Voltando para a trama principal do filme, temos Batman e Lanterna Verde indo para Metrópolis encontrar Superman com a caixa materna. Superman que estava lutando contra um paradêmonio em seguida acaba acontecendo uma breve luta de apresentação entre os personagens.
    
    Eu particularmente gosto de jeito que todos foram apresentados. Diana no mundo dos Homens tentando entender o motivo de todos ataques, Billy e Victor com a trama dos adultos, Hal e Batman seguindo missão da caixa materna e Superman sendo confrontado pelos dois. A interessante ver que Batman e Superman são heróis já em atividades e cada um sendo confrontado pelo Lanterna Verde, onde os dois os "derrotam" de forma diferente, um pela inteligência e outro pela força. lembrando que Hal é um defensor do Universo, então é natural ele se achar o mais forte.
     
    No decorrer do filme vemos Lanterna Verde tentando destruir a caixa materna, enquanto Victor confronta seu pai próximo a uma  outra caixa materna, que estava sendo analisada. Ocorre uma explosão onde abre um portal e assim saindo vários paradêmonios, tanto em metrópolis, onde Superman, Lanterna Verde e Batman estavam, quanto no laboratório onde pai de Victor trabalhava.
    
    Essa explosão acabou fundindo o corpo de Victor junto a caixa materna, onde ele foi levado as pressas para ser tratado. O filme mostra a batalha contra a Liga, ainda não um grupo de verdade, contra os paradêmonios. É interessante ver Mulher Maravilha não entendendo muito as coisas no mundo dos homens, em seguida falando que é uma Guerreira e entrando na luta contra os parademônios que chegaram em Washington.
     
    No desenvolver do filme vemos Victor, agora unido com a caixa materna, descobrindo seus poderes e enfrentando os paradêmonios com ajuda de flash; Superman derrotando os paradêmonios em Metrópolis e depois voando para Washington, ao ouvir um pedido de socorro; Billy, ainda distante dos irmãos adotivos, confrontando os paradêmonios após dizer Shazam.
    
    As lutas acabam reunindo todos os heróis que vimos no filme: Batman, Superman, Shazam, Lanterna Verde, Mulher-Maravilha e Cyborg. Então tem uma interação interessante entre os heróis, onde Cyborg revela o que viu, já que está unido a caixa materna, em seguida Darkseid aparece com exercito de paradêmonios, iniciando enfim a última batalha do filme.
    
    O confronto foi interessante, pois vemos aos poucos a Liga se unir de verdade, até o Batman e Hal Jordan, que estavam sempre discutindo, acabam trabalhando bem juntos. Então no fim da batalha Batman e Superman se enfrentam no mundo Apokolips, com o morcego tentando fazer o Superman se libertar do poder da caixa materna, enquanto os outros heróis confrontam o Darkseid na terra.
    
    No fim, Cyborg consegue liberar o portal, o Superman se recupera e retorna, então eles conseguem enviar o Darkseid os parademônio de volta para o mundo Apokolips. No final do filme, os heróis são reconhecidos, fazendo contraste no inicio quando tinha manifestação de anti-herói. No pós-créditos vemos uma cena onde mestre dos Oceanos vem trazendo um cadáver, dando indicio para os próximos filmes ser do Aquaman.  
 
    Na minha visão esse filme é bom, mesmo tendo alguns problemas de construção como: O Lanterna Verde sempre fazer piadas, Mulher-Maravilha não saber muita coisa que existe no mundo dos homens, porém, ela já ter ido para lá anteriormente. Apesar disso, eu gosto de como os heróis são apresentados e como se conhecem e fora a batalha, o que eu achei bem animado, apesar de ser um grande vilão de primeira, o que não chega a ser um problema, mas é um pouco estranho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História não contada: O Ninja que quase venceu Itachi e Shisui!

História não contada: A verdade sobre o Mangekyou de Fugaku Uchiha